A crise dos 8... Será que existe?


A crise dos 8...  Será que existe?

Não sei se existe. Não sei se é passageira. Não sei se veio para ficar por muito ou pouco tempo.  Só sei que chegou, e que nos tira (a mim e ao pai) do sério! De tal forma, que ficamos com os “cabelos em pé”!

Os finais de dia são, muitas vezes, um desespero. Entre banhos, jantares, deitar e tentar deixar a casa minimamente arrumada para o dia seguinte tem sido um verdadeiro desespero.

O Santiago sempre (até há uns meses atrás) foi uma criança calma, obediente e muito compreensiva.  Desde há uns meses para cá que essas qualidades têm se desvanecido. Tornou-se num menino desobediente, e só faz a conta dele.
É preciso repetir constantemente as coisas para que ele as perceba e as execute, e mesmo assim nem sempre as faz. Eu pareço um papagaio, mais vale gravar um cd e no final do dia deixar tocar!

Antes de fazer qualquer coisa questiona o porquê ... porquê ele... porquê... porquê! Nestes últimos dias as tarefas dele têm que ser cronometradas, e nem assim vai. E não, não estou a exagerar, damos-lhe 15 minutos para tomar banho e ele da o ar da sua graça, na paz do senhor, 45 minutos depois! E todos os dias se repete o mesmo. Conversamos, explicamos que não pode ser, que tem que obedecer, não pode ficar a olhar para a água a correr no banho porque se gasta água, e custa dinheiro. Não pode fazer "asneiras" com os irmãos porque eles repetem tudo o que ele faz.… e nada!

Tentamos “desculpa-lo” com o "ele pediu tanto um irmão, vieram dois, temos que ter calma, a de "hoje" passa, mas amanhã terá o devido castigo" Acho que pensamos isso todos os dias.
Até compreendo que ser irmão mais velho de dois não será fácil, mas, muitas vezes não consigo perceber as atitudes que ele tem perante os irmãos. 

Dou por mim a observar outros irmãos enquanto brincam, enquanto uns fazem birras e o mais velho tenta apaziguar as coisas, e quando isso acontece com os irmãos ele nem valoriza. Como se eles não existissem naquele momento. Acredito que goste e muito deles, que são difíceis de aturar, mas há certas atitudes que com muita pena e frustração minha não consigo perceber! E no meio disto tudo, dou por mim a questionar a atenção que lhe damos! Será pouca? Será que ele sente a falta de nós por ter sido filho único seis anos?! Onde estamos a falhar! 

Ouço muitas vezes, "ainda é uma criança, só tem 8 anos?!" Não, já tem 8 anos. E sim, ainda é uma criança, mas já deveria ser mais responsável... mais voluntario para ajudar! Mais compreensivo e perceber que não é fácil para nenhum de nós, e que três crianças aos gritos pela casa e a correr só nos deixa mais stressados, mais irritados e com menos paciência.

No meio disto tudo, ainda goza (no sentido de olhar para mim como se nada fosse com ele) comigo/connosco!! Aiiiii...

Ser criança não é fácil.

Boa semana













Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?

Aqui na página de facebook do Blog clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram  Aqui

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário