Chegou o dia - Adeus fraldas!




Já há uns tempos que os bacios (penicos, potes, o que lhes queiram chamar) aquilo que os miúdos usam para fazer xixi e não só, para além da sanita 🤪, fazem parte da decoração da casa!

Nunca insisti muito na teoria do "sentar no bacio", mas confesso que o ser humano é apressado, e já se ouviam vozes lá no fundo, porque se o filho ou a filha da amiga da amiga ou da vizinha já esta na fase do desfralde o(s) nosso(s) também deveriam estar! E respondem as vozes cá do alto...NÃO! Não tem que existir um timing específico para isto. Não tem que existir horas para fazer xixi, que nervos!
São crianças, cada um tem o seu ritmo, e não vale a pena forçar. Eles não vão entrar para a universidade de fraldas de certeza! Opiniões!

Apesar da não insistência eu penso "e quando entrarem para a escola? De fraldas dificilmente os aceitam...!" Sem pressas e sem stress tudo se consegue. 🙏😉

Confesso que estava à espera do calor, (para não ser tão desconfortável) a roupa seca mais rápido, eles andam com menos roupa no corpo, estava tudo alinhado e tudo a nosso favor, para começar a "operação bacio". 😆.
Mas.... Há sempre um MAS... faz hoje uma semana que os meus pais estiveram cá, vieram buscar o Santiago para passar ferias no Alentejo. Na terça-feira, na hora da sesta, sai para uma consulta e quando voltei andava a Flor e-u-f-ó-r-i-c-a, gritava aos sete cantos, que tinha xixi e andava de bacio nas mãos! Fizemos uma festa. Quando o pai chegou pediu para ir ao "céu" (que a atire ao ar) porque tinha xixi no bacio. 
O Mateus, manteve-se no seu canto como se não fosse - do género: o que se passa? eu não estou por cá, vim só ver a bola!

Eu andava a adiar a situação, não queria andar sempre a lavar cuecas cheias de xixi e cocó, ter os sofás ensopados em "agua amarela", mas sabia que o dia que desse o primeiro passo, não podia voltar atrás! Já que a senhora minha mãe, fez o favor de apressar a coisa, vamos lá arregaçar as mangas...
No dia seguinte, começou a aventura - casa sem tapetes, balde da esfregona sempre à mão, cuecas e toalhitas sempre debaixo e olho, e vamos deixar tudo acontecer naturalmente.

O desfralde é muito complicado para as crianças - eu acho. Umas lidam melhor com a situação que outras, mas é uma descoberta que por vezes se torna desconfortável. Depende de inúmeros fatores à sua volta, e nós temos que tentar perceber os nossos filhos, estar atentos aos sinais e tentar perceber se eles estão ou não preparados. A prova disso é o Mateus. O desfralde da Flor está a correr lindamente. Ela já pede para ir ao bacio, e aguenta imenso tempo sem fralda. As fraldas da sesta voltam muitas vezes secas. E mesmo que esteja na brincadeira ela não se esquece, pede. Tem um descuido ou outro, mas esta a ser super fácil.
O Mateus.... o Mateus, ele quer lá saber de bacios, sanitas ou penicos! Ele quer aproveitar os dias, as horas, os minutos e os segundos ao máximo. Ele quer é estar descansado a ver bonecos ou a jogar a bola sem a preocupação do xixi! Nota-se claramente, que não está preparado. Não se sente nada confortável com isto, e se andar sem cuecas, faz às escondidas! 
Eu respeito, claro que seria mais fácil se os dois embarcassem nesta aventura juntos, mas não insisto, não posso prender o miúdo ao bacio e só sai de lá quando fizer alguma coisa 🤪. Atenção que, na sanita e com o pai ele já fez, comigo não lhe apetece, e se pergunto se quer ir fazer xixi ou se quer ir ao “céu”{significa que tem que ir ao bacio ou sanita antes}, responde rapidamente e sem hesitar um enorme "NÃO". 
Já andei a ver na net, e vou arranjar-lhe um urinol 😃daqueles super mega giros com bonecos (tem um sapo), acho que é muito mais divertido para os meninos! Esta coisa de bacio é para as meninas!

Isto acaba por ser uma boa lição para os adultos - cada criança é uma criança, todas diferentes e com um ritmo próprio!

Mas olhando para esta situação toda, tem a parte boa e a menos boa. Gosto bastante de os ver de cuequinhas, andam mais leves, mais à fresca... por outro lado dá-me uma certa nostalgia, os meus bebés estão tão grandes, já! Parece estranho dizer, mas tenho tantas saudades das mudas da fralda no trocador, as brincadeiras, os pontapés que levava, as cócegas .... enfim! 
Eles crescem não é!



Desabafo de uma mãe que se vê, neste momento, entre filhos, cuecas, toalhitas e bacios... 😃🤣😁 




Beijinhos 

Carla 













Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?


Aqui na página de facebook do Blog clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"

Sigam-nos também no Instagram  Aqui

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário