Hora de dormir! O bicho papão...


Hora de dormir! O bicho papão...

Gosto de dormir, mas confesso que não preciso de muitas horas de sono. Se for necessário levantar-me após 2 ou 3 horas depois de me deitar não me afeta muito, mas isto uma ou duas vezes. Contudo, todas as noites com este ritual, tem me afetado e bastante.. No dia seguinte, ando toda baralhada e a falta de paciência apodera-se de mim, parece que deixo de pensar.. eheh

Felizmente, com o Santiago correu lindamente, foi sempre uma criança que gostou de dormir e havia dias que acordava às 10/11 horas da manhã. Adormeceu sempre ou quase sempre sozinho e desde muito cedo no quarto e na cama dele, e isto posso agradecer ao pai que o "educou" bem.
Lembro-me de um dia, chegar a casa depois do trabalho e ir diretamente para o meu quarto para o ver, e quando entrei não havia berço, não havia bebé, não havia muda fraldas, apenas a minha cama. Apoderou-se de mim um sentimento de vazio e um nó no estômago. Passei, em jeito de corrida do meu quarto para o dele e PUUMM lá estava ele a dormir a sua sesta calmo e sereno como se estivesse no meu quarto. O pai depois de ver a minha cara de pânico e depois de desligar o aspirador e ainda de avental diz-me com muita calma" shiiiu, ele está a dormir a sesta e vai passar a dormir no quarto dele a partir de hoje, POIS AGORA É ASSIM.. "Tipo" - eu é que sei - eu é que domino a arte dos bebes"..
No momento caiu-me tudo e por isso lembro-me dessas palavras como se fosse hoje, contudo, tenho a dizer-vos que ainda bem que assim foi, porque foi muito, mas muito saudável para os três. As rotinas passaram a ser sempre as mesmas, LEITE QUENTINHO – CAMA COM ELE ACORDADO – BRINCAR/ BEBENES ATÉ ADORMECER (tudo de luz apagada). 
Nunca foi habituado, hoje dou graças a deus por nunca o ter feito, a histórias antes de dormir. Uma noite ele pediu, inventei uma à pressão, era sobre uma tartaruga e as frutas, e ele até ficou contente, no dia seguinte voltou a pedir para contar a mesma, a meio da história, diz-me "... ontem disseste que a tartaruga levava uma maça verde e hoje estas a dizer vermelha..." - ora bem! "se ainda te lembras não é preciso voltar a contar" - dei-lhe um beijinho de até amanhã e pumbas xauxau.. Provavelmente era para ver se eu tinha boa memória eheh.

Com o par de "jarras" é precisamente o contrário. Com o Mateus não nos podemos queixar muito, foi complicado nos primeiros meses que o rapaz só queria colo e mama, mas depois passou-lhe e até hoje, é um menino "bem comportado" se é para dormir - é mesmo para dormir!
A princesa da noite, quer é ramboia e night. Com ela sofremos bastante com a privação de sono, há noites que parecem dias, apenas dormia (sim dormia que já à duas noite que dorme a noite t-o-d-a na cama dela e no quarto dela) na nossa cama. O primeiro sono ela ficava na cama onde fazem as sestas, mas depois se queríamos dormir (como quem diz) tinha que ir para a nossa cama. Até à dois dias atrás era complicado dormir nesta casa, as coisas agora até correm bem. Vamos tentando de tudo e desta vez esta a dormir no chão, e provavelmente o problema eram as grades da cama que a assustavam, desde que o pai colocou o colchão no chão que se dorme até às seis hora da manhã, hora que o nosso despertador natural está programado - mas, que para começar não está mau.

As rotinas se com uma só criança são importantes, com gémeos são fundamentais, as nossas são as mesmas e a não ser em "dias de festa" estão na cama às 21h30. Ajuda imenso para que percebam o que se faz depois de "..", e evitam as ditas birras na hora de dormir. Mas, nem tudo é mar de rosas, nem sempre corre bem, há dias que eles choram, esfregam os olhos, gritam e voltam a chorar, o cansaço e no nosso stress a pensar no " dorme, já são horas de dormir..., já deviam estar a dormir.." isso efetivamente não ajuda em nada!
A nossa "modalidade" agora com a Flor é o menos contato possível, damos o leite um bocadinho de colo e depois cama, acho que quanto mais "palmadinhas" lhe der ou os ditos "abanicos" para adormecer só atrapalham, ela acorda do seu primeiro sono muito mais agitada, à procura do que a fez adormecer, se apenas a deitar e der um ou outro mimo ela quando acorda reclama, mas pouco, volta a colocar a chupeta e fica até - a correr bem- às 6 horas da manhã. 


Existem imensos livros que se podem ler, para quem esteja a passar por esta fase, acredito que seja apenas uma fase, mas acho que nada melhor que a nossa intuição como Mães, fazer o que achamos melhor para os nossos filhos, e nada de muitas teorias...
Mas cada caso é um caso, lembro-me de uma mensagem de uma seguidora que me contou que a filha com cinco anos, apenas, um dia lhe perguntou se havia alguma injeção que ela pudesse tomar para não ter sono. Quero acreditar que a pequena, está numa fase que não quer perder nada do que se passa à sua volta. 


Deixo-vos algumas razões pelas quais eu, da minha experiência enquanto mãe de 3, acho que uma criança luta contra o sono:

O estar confuso sobre a sua rotina;
A excitação / brincadeiras mais agitadas perto da hora de ir para a cama;
Não consegue relaxar, logo não consegue adormecer sozinho;
Querer estar mais tempo junto dos pais (o Santiago está nessa fase);
Adormecer e pensar que os pais não voltam.

Prometo voltar com este assunto, que muito nos atormenta enquanto pais com alguém mais especializado no assunto.
Partilhem as vossas experiências, como fazem, o que fazem e porque fazem!

Beijinhos 
  




☆☆☆☆☆☆   
Blog Mãe de Três também está no

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário