Partilhar VS não Partilhar?





Partilhar VS não Partilhar?
Um tema um pouco controverso, mas cada um com a sua ideia!
Desde cedo que tentamos incutir o espírito de partilha, neste caso de brinquedos, com o Santiago correu muito bem como já vos contei aqui. Apesar de ter ido muito cedo para o infantário e esse espírito estivesse sempre presente, em casa sempre tentamos partilhar e fazer com que partilha-se tudo! Com os gémeos, a educação é a mesma o método é o mesmo, mas o partilhar qualquer coisa entre eles não tem sido tarefa fácil. Acabam sempre por se morder um ao outro, ou mesmo à chapada!

O Mateus  é  mais fácil de "convencer" se lhe der outro brinquedo, ele acaba por se esquecer do anterior e as vezes ate corre bem. A Flor e mais difícil, se não tem o que quer chora – chora, parece que a casa vai abaixo. Mulher, talvez?! Com o passar do tempo e com as personalidades já mais definidas e bem diferentes, a tarefa torna-se mais complicada.

Hoje, foi exemplo disso, a Flor não quis partilhar um brinquedo com o Mateus, mas foi o Mateus (o que não é normal) que acabou por reagir tentando-lhe morder!
Tentamos, mas nem sempre com sucesso, mostrar que o outro também existe e que também gosta e quer brincar. Complicado, mas recuso-me a ter dois brinquedos iguais só pelo simples facto de um chorar porque o outro não partilha. Com o passar do tempo vão aprender a partilhar ou a esperar… Espero!

É interessante ver como eles se tentam “enganar”, a Flor tem esse dom, quando quer um brinquedo ou outra coisa que o Mateus tem, ela tenta tirar-lhe uma – dois ou três vezes, se não conseguir, ela vai buscar outro e “fala” para ele para que ele pegue no que ela tem, e ela simplesmente foge com o outro. Safada a miúda.

A verdade é que o dividir (qualquer coisa) não é uma tarefa simples, mas acredito que ao incentiva-los a partilhar estou também a ensina-los a respeitar o próximo e a tentar que, neste caso, uma brincadeira seja harmoniosa. Aprender com isto a “colocar-se” no lugar do outro, embora seja um percurso normal do desenvolvimento das crianças. Mas, a realidade é que nós pais, sempre que estas situações acontecem intervimos, e o “deixa lá o menino(a) brincar um bocadinho” ou o “empresta um bocadinho” sai na passada…
Para não o/a ouvir chorar?! Talvez!

Muitas vezes dou por mim, depois de ter tido essa reação com o Santiago, na rua por exemplo, a pensar que se os outros pais ensinassem os filhos a partilhar seria mais fácil resolver uma birra..

Será que foi a melhor atitude?! Não sei… Mas para mim SIM.
A outra criança ficou contente, a mãe/pai dela nada fez, e o meu filho compreendeu… Isto acontece imensas vezes na rua!


A verdade, e que nós adultos nem sempre emprestamos tudo aos nossos (as) amigos (as)!


Com tudo isto, digo-vos que às vezes ainda me baralho, e penso duas vezes!!
Como fazem? Os vossos filhos partilham?
Como reagem quando um menino não quer emprestar um brinquedo? 

Beijinhos
<3 <3 <3 



Fofo e Tapa Fraldas | Maria Flor
Fios com inicial | Pakkika
Carro | Chico (Era do Santiago)








☆☆☆☆☆☆  
Blog Mãe de Três também está no

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário