Dar de mamar a gémeos!


Dar de mamar a gémeos…

Parece um bicho de sete cabeças?!

Não sou uma "defensora nata da amamentação" MAS, nunca disse que não queria dar de mamar. No entanto, não me estava a ver a dar aos dois ao mesmo tempo! 
Durante a gravidez queria era descansar e aproveitar para dormir, nunca pensei muito nesse assunto. Sabia que, se tivesse leite queria dar mama, a um de cada vez ou não, queria! Mas, queria fazê-lo enquanto me sentisse bem comigo mesma e com os meus filhos! Sabia, que não queria fazer da amamentação um "sofrimento" ou uma "obrigação", tinha que ser natural! 

Quando nasceram não me foi possível dar logo de mamar aos dois, a Flor foi direta para a neo, e durante os dois dias que esteve lá era alimentada pela sonda, e apenas o Mateus mamou. Olhando para ele e para o seu “pipo” dá para imaginar que ele gosta é de comer, gosta do que é bom! Enquanto a Flor esteve na neo, e passou a ser alimentada a biberão, era o pai que lhe dava, mas ela comia pouco e adormecia facilmente. Durante estes dias, as enfermeiras, que eram impecáveis, iam testando, e perguntando se eu queria continuar com o suplemento à Flor ou se queria tentar e dar de mamar, a minha resposta era sempre a mesma «vamos a isso!» A forma tão natural como a enfermeira falou no assunto, pareceu tão normal, que eu só pensava que não deveria ser nenhum bicho de sete cabeças. Eu ia conseguir. Falamos muito, pesquisei muito, os grupos fantásticos de gémeos que existem no Facebook são TOP, existe uma entreajuda, que só quem tem dois bebés de uma vez entende!
No dia que a Flor teve alta e já estava comigo no quarto, entra uma enfermeira com um almofadão E-N-O-R-M-E, e diz-me «mamã, vamos lá? Qual deles fica com a direita e qual fica com a esquerda?». Ainda demos umas gargalhadas valentes e lá embarcamos nessa aventura de – dar de mamar aos dois ao mesmo tempo.

Mas, correu lindamente! A Flor adormecia muitas vezes, era necessário estar sempre alguém por perto com as mãos desocupadas para lhe mexer ou tirar a roupa, mas de resto – sem medos! Quando voltamos para casa, fiz questão de continuar a dar aos dois ao mesmo tempo, mas havia o senão, tinha que ter sempre alguém por perto para me ajudar a colocar os bebés na almofada. Um é fácil, mas depois o outro, é uma complicação. Mas, nada que com o tempo não se resolva. Vamos fazendo as coisas à nossa maneira, vamos tentando todas as posições possíveis, «sim existem muitas posições para dar de mamar a gémeos – e muitas delas caricatas!». E consegui-mos sempre!

Mas, nem tudo é um mar de rosas! Não vou dizer que foram meses fáceis, porque de facto não foram nada! Entre dores, cansaço, noites em que depois de mamarem os dois e aquele ritual todo que faz parte, olhar para o relógio e ver que apenas me restava uma hora para dormir!! Não era fácil. 

Com o passar do tempo a, Flor espevitou, passou a ser uma {mamona} de primeira, que pedia para mamar de 3 em 3 horas. O tempo foi passando {mais ou menos 7/8 meses} e ela a cada dia que passava mamava menos, a certa altura tivemos que compensar com suplemento após cada mamada. Não aumentava de peso, em vez de comer fazia da mama a chucha. Adormeceia logo, pouco comia. Quando introduzimos o suplemento, este tinha que ser com o biberão e depois desse dia nunca mais quis a mama. Ela própria rejeitava, bebia o meu leite se eu tirasse com a bomba e lhe o desse no biberão. Caso contrario, não comia. 

Dava por mim muitas vezes a pensar que, 7/8 meses de amamentação já era muito bom. Mas, continuei a dar mama ao Mateus, enquanto nos sentíssemos bem os dois, assim seria. 
Uns dias antes de fazerem 1 ano, achei que já estava na altura. Comecei a oferecer o leite no biberão, ele umas vezes aceitava outras tinha mesmo que o colocar à mama, mas como ele via a irmã a beber pelo biberão com o tempo foi rejeitando. A hora de mamar para ele já era uma brincadeira. Ainda tirei leite uns 2 ou 3 dias, mas comecei a fazer intervalos grandes e com o tempo acabou mesmo por secar. Ele bebia muito bem o Leite adaptado, foi fácil a transição, aliás, optamos por dar leite adaptado até aos 18 meses.  

Foi uma opção nossa, mas não condeno de T-O-D-O, quem dê de mamar até aos 3 anos, {todas sabemos os benefícios da amamentação} e muito menos quem opta por não dar de mamar, ou quem por opção ou necessidade deixa de dar mama. 

Não somos más mães, ou menos mães se não dermos mama! Somos Mães, ponto!

A verdade é que minha rotina melhorou, passou a ser muito mais fácil sair e deixa-los com alguém, ou mesmo durante a noite enquanto eu dava o biberão a um o pai dava a outro! 

Temos, acima de tudo, que nos sentir bem!



Beijinhos as todas, e sejam felizes com as vossas escolhas! 

❤❤❤
Boa semana






Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?

Aqui na página de facebook do Blog clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"

Sigam-nos também no Instagram  Aqui

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário