Dormir com os Pais?! Sim ou Não!


Olá... 
Voltámos. Andamos meio desaparecidos, mas o cansaço vence sempre! Andava à dias para vos escrever sobre este tormento, e hoje senti-me capaz de... desabafar!

Dormir com os Pais?! Sim ou Não!

Esta é uma das questões que está mais “no auge” actualmente. Como mãe, e posso falar também pelo pai, confesso que pensei varias vezes se é melhor para o(s) meu (s) filho(s) dormirem no quarto deles ou no meu quarto, principalmente naquelas noites que eles não dormem (e nós também não), por diversas razões que até agora desconheço, ou se é apenas porque não querem ficar sozinhos!

Nos primeiros tempos, a grande maioria dos bebés dorme no quarto dos pais, seja por que argumento for, é valido e são argumentos de peso. Ponto! Claro, que é mais fácil dar de mamar ou dar o biberão se ele estiver ali mesmo ao meu lado, é mais rápido colocar a chupeta, é mais rápido atende-lo se chora… é mais prático e mais rápido, se ele estiver ao nosso lado do que ter de me levantar e ir até à outra ponta da casa para ver o que se passa!  E nós, pais ficamos mais descansados, dormimos melhor, quando temos os filhos por perto!  Esta é a realidade!
Mas, o tempo passa, os meses passam, e as noites começam a ganhar outro ritmo. Mais mês menos mês e lá vão eles para o quarto deles. Aquele quarto que andamos 9 meses a idealizar e mesmo quando pronto nunca está bom. Já no quarto deles mesmo que acordem nós tentamos que fiquem no seu espaço, na sua cama… há 8 anos atrás, as cosias correram bem, muito bem até. O Pai passou o Santiago para o quarto dele com 5 meses e até hoje, não me recordo de ter de o ir buscar a meio da noite para a nossa cama, a não ser já de manhã, mas porque ele dormia mais um bocadinho e deixava dormir. Com o Mateus e a Flor foi e é bem diferente! Já vos disse 22748596 mil vezes que a Flor dorme mal, muito mal, e acreditem que não estou a exagerar. Ela, desde há 3 meses, que dorme das 21h (porque lhe dou o Melamil) até as 23h, a partir daqui só dorme se for na minha cama!
Saliento que "Ela Já dormiu a noite toda",  "Ela já foi para a cama dela acordada e adormecia sozinha"… mas de um momento para o outro PUMBAS a cama dela passou a ter picos do tamanho do mundo (atendendo ao choro, desculpem aos gritos desesperantes que conseguem acordar meia vizinhança).
Que me desculpem os defensores da teoria "xpto", mas com 3 filhos e noites sem dormir ninguém aguenta. A sanidade mental vai-se e por completo. Dormir na minha cama provavelmente ate resulta, o que acontece a maioria das vezes, para não dizer todas, mas também já estou cansada, para além dela mais ninguém dorme.
São pontapés, pés e braços na cara, chega a dormir com a cara dela em cima da nossa. Já chega. Não é por não a "querer mais na minha cama" que vou gostar menos dela pois não!
Há dias, no desespero e à procura de partilhas de outras mães, perguntei num dos grupos de mães do Facebook se alguma mãe tinha um livro (aqueles que ensinam os filhos a dormir), as respostas foram as que possam imaginar de menos boas a péssimas, fui crucificada! Provavelmente para essas mães ainda estou pregada na cruz! É caso para dizer - Porra, não sou livre de ler aquilo que eu quiser?! Depois de tantos comentários, que responderam a tudo menos ao que perguntei, ate fiquei com vontade de ler esse tal livro.

Só quem passa dias e dias a fio pela privação do sono sabe do que falo. Somos todas diferentes, mas todas rumamos no mesmo sentido – o melhor para os nossos filhos, mas, se nós não estivermos bem eles de CERTEZA que também não vão estar!
Existem as mães que levam os filhos para a sua cama, outras mães que optam por não levar, e outras como eu que já levaram, e levam, e que os querem na cama deles!!! Ponto!
Vou ser crucificada mais uma vez, mas a liberdade de expressão existe e temos que a respeitar! Tal como eu também respeito.

Depois de tanto ler, tanto procurar “descobri” o co-sleeping. Acredito piamente que têm sérios defensores, mas também sérios críticos.
Há quem defenda que partilhar as noites com o bebé dá-lhe uma sensação única de segurança. E que deverá ser ele a dizer o “já chega, arranjei namorado(a) e a partir de agora vou dormir no meu quarto e na minha cama”!!!! Ok, chegou a hora!
Mas, há quem defenda que dormir com o bebé é pouco higiénico, perturbador da intimidade do casal. Que é uma realidade… 
Cada um com a sua!
A Flor, nestes últimos meses tem andado na modalidade “Metade na cama dos pais”. Ela de facto, inicia o período do sono “sozinha”, mas um período bem curtinho, mas que a determinada altura acorda e como não consegue sair do quarto, desata aos berros para que “por favor façam a gentileza de me vir buscar, porque caso contrario mais ninguém dorme!”. E é isto noite sim, noite sim! 

Eu digo isto várias vezes, e já são tantas que começo a acreditar que existe mesmo, o Síndrome do abandono! Ela, mesmo na nossa cama, acorda, chora mas quando estende a sua mão e começa a “apalpar” terreno e vê que está lá mais alguém para além dela, e de preferência que esse alguém tenha cabelos compridos para que ela possa fazer rolinhos, ótimo, segue para o próximo sono – novo ciclo!
Será uma fase? Será medo? Será…. Será…. Será que ela não percebe que dormir com o Mateus é muito mais fixe do que dormir no meio de nós! Gostava de conseguir perceber o que ela pensa, principalmente nos dias que chora… chora, e adormece sentada na cama, mas não se deita porque posso eu ou o pai sair e ela não dar conta! Deve-nos mandar para todo o lado e mais algum, deve-nos chamar todos os nomes possíveis e se pudesse, certamente, que desatava à chapada.
O que fazer?!
Esperar que passe! Esperar que ela perceba que existem duas camas, a dela e a nossa (minha e a do pai). Existem as camas de casal e as camas de uma pessoa. E tal como o nome indica casal – para casal, uma pessoa – para uma pessoa!

Beijinhos,
Uma boa semana, chuvosa, mas é o que temos eheh
❤❤❤





Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas? 
Aqui na página de facebook do Blog clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram  Aqui



Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário