Brincar ao faz de conta!



Brincar ao faz de conta!

Já  lá  vão umas boas semanas que ando a observar a Flor no que diz respeito às brincadeiras, ela pede imenso colo, mas quando está disposta a brincar - brinca a serio! E o engraçado é que ela já começa a brincar ao faz de conta. E vai procurar o Mateus para a ajudar. 😍

Quando os observo a brincar ao faz de conta, fico fascinada com a representação que eles estão a desenvolver, afinal, o que eles fazem para eles tem significado naquele contexto.

Nestas alturas, a verdade é que a Flor vira, mãe, professora (...) ela é que manda. O Mateus é mais virado para os polícias, heróis e para as lutas. Desempenham estes papeis de uma forma fantástica, muitas vezes assistimos a uma verdadeira peça de teatro em que o texto e tudo em volta é improvisado e sai na perfeição.

Ela principalmente tem muitas “saídas” caricatas.
Há uns dias atrás, no meio das arrumações nos quartos de roupas e afins, ela ficou a brincar no quarto dela, pensava eu que estava a desarrumar a cama toda e provavelmente a tirar tudo o que era roupa dos armários, mas não, apanhei-a a deitar os bonecos na cama dela e tapava-os. Ficaram todos em fila, a cama cheia de pandas e bonecas, e mesmo sozinha já dizia «A panda, à óó, shhhhh».  Ao ver aquele cenário, perguntei “Flor, os bebés estão a fazer óó? Ao que ela me responde – “Tim, shhhhh”. Adorei. Mas ela continuou com a “vida” dela, troca boneco pelo panda, tapa a cabeça, tira boneco – põe boneco!



Outra situação, também  ela muito engraçada, foi depois de jantar, deitou-se no tapete dos brinquedos agarrou numa boneca, que ela não ligava nenhuma e fez que estava a adormecer. Deitou-a junto dela, só faltava mesmo dar palmadinhas no rabo, porque a "pêpê" a desgraçada da boneca tinha que ter na boca, mesmo que não fosse a dela!


Já para não falar, das vezes sem conta, que ela vai buscar o copo da água e vai dar ao Mateus, mas não deixa que ele o agarre é ela que dá. E fala para ele como se o estivesse a mandar beber/fazer. Acho que ela me está a imitar ehehe. 

O Mateus alinha nas brincadeiras dela, mas quando ela vira mãe "mandona" ele foge. O Santiago, desde sempre que brincava e brinca horas sozinho. Ele faz de conta de muita coisa. Ele faz legos e fala sozinho, brinca às lutas e fala com os bonecos. Passa muito tempo nisto!

Estas brincadeiras permitem-nos conhecer melhor os nossos filhos, mas acima de tudo perceber como eles interpretam o mundo que os rodeia, e de como nos veem perante as situações do dia-a-dia.

Confesso que ao inicio tinha receio, não pelas brincadeiras em si, porque sei que o brincar ao faz de conta é muito importante para o desenvolvimento das crianças, mas pelo facto de ele falar sozinho. A história do amigo imaginário fazia-me e faz-me confusão. Ver uma criança falar para o lado como se estivesse lá alguém e não está!!!  É  estranho! Sei que há muitas crianças que têm os amigos imaginários, e que muitos deles têm nome, mas aqui, felizmente, esse amigo ainda não chegou!

Beijinhos,
E apesar da chuva, um otimo fim-de-semana

Jardineiras  | Zippy
Fio | Pakkika

Jardineiras Mateus | Zippy
Camisola | Petit Patapon (era do Santiago) 




Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?

Aqui na página de facebook do Blog clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"
Sigam-nos também no Instagram  Aqui

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário