A escolha certa - ou não!



A escolha certa - ou não!

A escola já começou a alguns meses {está quase no fim}, e este post está na "gaveta" desde então!
A escolha de uma atividade extra, para além daquelas que eles já frequentam na escola, por vezes, é um bico de obra!

A oferta é cada vez maior e a escolha da atividade mais adequada para os nossos filhos não é nada fácil. Passando, pelo futebol, línguas, natação, judo, capoeira, esgrima, karatê, entre muitas outras, qual a certa?

O Santiago, já passou pelo futebol e neste momento foi "bater com os costados"(passando a expressão) no judo.  Se é a mais indicada, não sei! Se é a que lhe pode dar mais autoestima, não sei! Se é a melhor {no meio de tantas outras}, não sei! Mas foi esta, a escolha dele! Não foi influenciado e muito menos queremos que ele a veja como "uma obrigação".

Não queremos de todo, que ele se sinta obrigado a frequentar uma determinada atividade só porque sim. Que se sinta na obrigação de frequentar o futebol só porque é menino. Pelo contrário! As meninas também jogam futebol e também praticam atividades que nós país ROTULAMOS serem de menino ou menina!

Na verdade, a escolha se uma atividade extracurricular não tem de ser um bicho de sete cabeças!  Por aqui funcionou o "que atividade gostavas de praticar? Depois de ouvir algumas, tivemos em conta, como é óbvio, a sua idade, gostos, interesses (...).
Depois de ouvir as suas escolhas, propusemos-lhe uma aula experimental, para não ir "às escuras", e para saber dentro do que é possível na primeira aula, o que o esperava. Aconteceu na aula experimental de capoeira, da qual que ele não gostou. N-A-D-A.

Há uns tempos li um artigo (não sei bem onde) que dizia qualquer coisa do género (se o seu filho é nervoso o judo e o taekwondo são uma boa opção). A escolha não teve nada a ver com isso, até porque nervoso ele só fica mesmo quando sabe que vai "chover " para o lado dele! O resto - são detalhes!

No fundo, o que mais importa é saber dosear a "carga" de atividades para além das que eles já têm na escola. "Nem tanto ao mar, nem tanto á terra"!

Porque, embora com quase 9 anos, ele também precisa de tempo livre para estar em família. Precisa de tempo livre para ver televisão. Precisa de tempo livre para jogar telemóvel. Precisa de tempo livre para brincar ou até mesmo para não fazer nada!

Quais foram as opções que escolheram?
Fizeram opções certeiras ou tiveram que trocar a meio?



Beijinhos
😉


Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário