Birras e mais birras!



Birras e mais birras! 

Ser mãe tem muito que se diga. Uma aprendizagem constante, mas sobretudo um "por à prova de...”, testar limites até onde eu pensava que ia mais, diariamente. Não é dia-sim, dia-não, é mesmo D-I-A-R-I-A-M-E-N-T-E!

A privação do sono é muito desgastante, mas um dia com birras, tira-me do sério! 

Ultimamente este tem sido o "prato do dia". Sempre tentamos incutir o espírito de partilha, (nem sempre correu da melhor forma), mas conversando com eles ou até mesmo dar outro brinquedo, conseguia apaziguar a coisa. 

O que não acontece nos últimos dias! O Mateus {aquele menino calmo, compreensível e que eu conseguia enganar com outro brinquedo} deixou de existir. Tem sido o "rei" das birras cá de casa. Não se fica, reclama e tenta levar a dele sempre avante. Por norma é a Flor que quer o brinquedo que ele tem, mas o que até á uns dias atrás eu conseguia contornar dando-lhe outro brinquedo e ele ficava contente, rapidamente esquecia o que a Flor levou e seguia na dele.  Mas agora - agora não se fica, bate na irmã, corre atrás dela para lhe morder, aperta "belisca" onde consegue chegar, agarra-a pelos cabelos e ainda reclama e grita com ela. Muitas vezes a Flor corre para mim a tremer com medo dele.
Faz o mesmo com o Santiago, comigo e com o pai. Se por acaso nos metemos no meio deles, ou se ficamos com o brinquedo, vira-se para nós e só não nos bate porque sabe que o troco que leva é pior do que aquilo que fez! Depois disto, vem a birra, dá pontapés nas coisas, grita connosco {muitas das vezes não percebo nada do que diz}, encolhe os ombros e olha para o chão - amuado! E se for preciso está no mesmo sítio a repetir "oh mamã... oh mamã...oh mamã...". 
Repete vezes sem fim, que o brinquedo é dele e que não empresta á Flor. 😑 mesmo que lhe seja explicado que os brinquedos são dos dois, que têm que partilhar, brincar os dois... 

Nada tem dado resultado. O que ainda vai surtindo algum efeito é o desprezo. Faço de conta que nem vi o que se passou, e que não o estou a ouvir eheh 

Do outro lado, a Flor chora que quer o brinquedo, e que o irmão não empresta! 

A verdade é que o dividir (qualquer coisa) não é uma tarefa simples, mas acredito que ao incentiva-los a partilhar estou também a ensina-los a respeitar o próximo e a tentar que, neste caso, uma brincadeira seja harmoniosa. Aprender com isto a “colocar-se” no lugar do outro, embora seja um percurso normal do desenvolvimento das crianças. Mas, a realidade é que nós pais, sempre que estas situações acontecem intervimos, e o “deixa lá brincar um bocadinho” ou o “empresta um bocadinho” “agora é a vez dele(a)", sai na passada. 

Ufah, têm sido uns dias de esquecer.  

Mas fora isto, é um doce! Come, brinca e dorme a noite toda. 

Algum segredo para lidar melhor com estas situações? 
Como fazem com os vossos filhos?
Contem-me tudo! (uma mãe em desespero) 

Beijinhos











Nota: o Facebook decidiu mudar o seu algoritmo e a partir de agora vai mostrar-vos mais posts dos vossos amigos e menos de páginas onde fizeram like. Querem saber quando publicamos coisas?


Aqui na página de facebook do Blog clicam onde diz “A Seguir” e seleccionam "Ver Primeiro"

Sigam-nos também no Instagram  Aqui




Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário