Vamos conversar?! #1


Tenho novidades. 😉
Achei que deveria partilhar mais com vocês, e desta forma surgiu o espaço "Vamos conversar - com...". Espero que vos seja muito útil, a mim tem sido uma mais valia. 

Acredito que as minhas dúvidas possam ser as vossas duvidas. E as vossas dúvidas podem ser as minhas e eu ainda não me tenha deparado com elas. 

Posto isto, resolvi desafiar uma grande amiga, que conheci durante o percurso académico, a escrever para mim/nós. A Tânia Barreto, Licenciada em Terapia Ocupacional.

Uma criança observada por um Terapeuta Ocupacional, e uma criança observada pela mãe ou pai, é vista de forma completamente diferente. A terapia ocupacional é uma área muito abrangente, é toda ela muito muito interessante, e, ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de uma terapia direcionada para criar ocupação – mas sim uma terapia que observa e ajuda, se assim for necessário, na ocupação de cada um, e ocupação é tudo o que fazemos no nosso dia-a-dia e nos permite ter qualidade de vida. 

Tudo surgiu porque o Santiago está numa fase em que não obedece a nada do que lhe digo, e quando isso acontece é porque tive que gritar 12343739 mil vezes!!! Numa das visitas que a Tânia nos fez conversei com ela sobre a "responsabilidade", quais seriam as tarefas mais indicadas para a idade dele, apesar de que muitas ele já faz mas nem sempre as cumpre com rigor.  

Espero que esta conversa seja útil para muitas de vós, para mim é sempre uma mais valia poder conversar e esclarecer as minhas dúvidas com ela. 

Vamos a isto! 
⬇✅

Mde3: Tânia explica-nos um pouco o que é a TO. 

Tânia: De uma forma simplificada a TO é uma ciência que observa o comportamento humano nas suas diversas atividades e as utiliza como recurso terapêutico de forma a desenvolver, restabelecer ou melhorar as suas capacidades funcionais. O objetivo principal da TO é que o individuo tenha autonomia, independência e consiga desenvolver as suas potencialidades que estão ou estiveram alteradas por alguma razão. É permitir que consigam ser funcionais no seu dia-a-dia, mesmo que com limitações. 

Mde3: Quais as áreas de intervenção da TO? 

Tânia: A Terapia Ocupacional tem um âmbito de intervenção bastante alargado, desde intervenção neonatal, condições resultantes de diversas patologias como AVC´s, doenças degenerativas, demências, saúde mental, grupos desfavorecidos e em desvantagem social e muitas outras. São diversas áreas e contextos muito abrangentes. 

Mde3: De que forma chegam às crianças? 

Tânia: Olha, dependendo das idades, e das crianças claro, cada pessoa é um ser individual….Mas a melhor forma de chegar a uma criança é através do brincar, e a partir daí chegar ao ponto que queremos trabalhar. Um dia destes falamos da importância do brincar se quiseres. 


 Mde3: Existem métodos ou algum "modelo padrão" a seguir? 

Tânia: Existem vários, recentemente li uns artigos sobre o Método Montessori que dá especial atenção à autonomia, liberdade e respeito pelo desenvolvimento natural da criança que deve ser o centro da sua própria aprendizagem. Neste método devem ser dadas às crianças ferramentas que lhe permitam desenvolver as suas habilidades naturalmente e ao seu ritmo, não lhe impondo ritmos nem práticas de aprendizagem. 
É importante ainda ir dando a responsabilidade de realizar pequenas tarefas, o reforço positivo, nas crianças é muito importante, cria um sentimento de autonomia e reforça a autoestima. 

 Mde3: No caso do Santiago e até mesmo do Mateus e da Flor, que tarefas posso incluir no dia-a-dia deles? 

Tânia: No caso da Flor e do Mateus, estão na idade em que já imitam muita coisa que vêm os pais e o irmão fazer, aproveitares por ai o eles realizarem essas tarefas que imitam e receberem um reforço positivo, como já referi, que é importante. Os brinquedos espalhados na sala ou no quarto, se tiveres um cesto ou uma caixa ensina-os a arrumar tudo lá dentro, em jeito de brincadeira até, eles vão gostar de o fazer. Quando precisam de mudar a fralda, pede para irem buscar a fralda por exemplo, para tirarem os sapatos e as meias na hora do banho e pôr a roupa suja no cesto, o meu sobrinho com 18 meses já o faz e acha super divertido. E tudo se torna um hábito ao longo dos anos, ir tendo responsabilidades, sentiram que o que fazem é certo e deixa os pais felizes e orgulhosos. Autoestima e responsabilidade a serem trabalhadas. 
No caso do Santiago, a mesma coisa com os brinquedos, manter o quarto arrumado, ajudar a pôr e levantar a mesa, tomar banho sozinho, fazer a cama (puxar as orelhas aos lençóis 😉), ajudar a regar as plantas, e porque não olhar pelos irmãos enquanto fazes o jantar?  

Obrigada 💙



Dúvidas que tenham podem sempre colocar.

Boa semana!

☆☆☆☆☆☆  
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