Uma mensagem de conforto - O desespero da Mãe!



A propósito do meu último post, este, onde desesperei pelo facto dos gémeos começarem a querer comer sozinhos e sujarem tudo à sua volta, surgiu uma mensagem de apoio da uma amiga especial, a Tânia, que tentou aliviar um pouco o meu desespero, e ver as coisas pelo lado bom: Eles estão a ficar crescidos! 

Como sabem gosto muito de falar com ela, para além de ter sempre uma palavra amiga a dizer compreende sempre o meu ponto de vista e tenta (sempre) convencer-me de que o mundo não acaba aqui...

A Tânia já escreveu para nós, aqui, mas desta vez escreveu {pensou ela}só para mim. Deixo-vos a mensagem que ela me enviou, um "ver a coisa" de forma diferente.  

"Carla, li o teu post no blog, mas não desesperes, tens o lado “menos bom” da coisa que é aspirar e lavar o chão e trocar roupa suja e molhada a cada refeição, mas vê pelo lado bom das coisas, podes comer mais descansada enquanto eles fazem a sua refeição “sozinhos”, e por outro lado vê como estão crescidos e a ficar independentes, qualquer dia vão para a universidade e “choras” porque estão a seguir as suas vidas e a largar as saias da mãe….
Eu não tenho filhos, mas acompanho o crescimento de 3 sobrinhos de perto e inclusive sabes que um deles tem 2 meses e meio de diferença dos teus e por isso considero-me dentro do assunto também…

Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento, não podemos dizer que todas as crianças começam a andar aos 9 meses, a falar aos 12, ou largar a fralda aos 18..
Cada fase é importante e é essencial deixar a criança explorar e descobrir o que a rodeia, para permitirmos o seu desenvolvimento de forma natural e espontânea.
No que diz respeito à alimentação (e falo no ato de se alimentar) por exemplo, a partir dos 7-9 meses, o bebé começa a adquirir maior coordenação motora e a ter capacidade de segurar coisas, quando começam a querer segurar alimentos sólidos é importante que se permita que o façam, sempre sob vigilância, claro. Normalmente, porque como disse cada criança tem o seu tempo, por volta dos 10-18 começam a querer comer com os talheres.
Mesmo quando ainda não seguram os talheres devemos deixá-los comer com as mãos, eu sei, apertam e esmagam a comida e depois limpam as mãos à roupa, à toalha, ao que aparecer….mas faz parte e estão a desenvolver habilidades, a conhecer as texturas dos alimentos, o aroma, as cores e os novos sabores e aos poucos vão aprendendo a manipular os alimentos e dai a uns tempos, já comem sozinhos…neste processo não esqueças de elogiar as tuas crianças nas suas descobertas e evoluções para perceberem que “estão no caminho certo”.
Enquanto ainda espalham e sujam muito, podes optar por dar tu a sopa e depois deixas explorarem os alimentos mais sólidos como o 2º prato.
Para finalizar, é MUITO importante que a criança – ou no teu caso, as crianças - faça as refeições juntamente com o resto da família para que possa também aprender com aquilo que vê os pais fazerem. Aqui entra a velha história de “dar o exemplo”, os papás comem o mesmo que os filhos, é uma boa estratégia para aceitarem melhor a introdução de novos alimentos, “se os meus pais comem, então também vou experimentar” e aqui às vezes também tem de entrar um pouco a brincadeira e interação mas isso fica para outra altura…
Bem, espero ter ajudado a acalmar o teu desespero, pensa positivo, quando deres por isso já comem sozinhos e só sujam à volta do prato, deixa-os explorar e crescer que é assim que se desenvolvem e preparam para o mundo..

Beijinho* Beijinho*" 

E de facto acalmou-me a alma. Hoje ao almoço e ao jantar o segundo prato comeram sozinhos, melhor dizendo - à vontadinha, não sei quantos quilos (eheh que exagero) de comida limpei do chão, mas foi sem stress! Os mega babetes são de facto o meu melhor aliado nesta etapa - para quem perguntou existe no Ikea

Agradeci na hora que recebi a mensagem, mas nunca é demais repetir - Obrigada Tânia. 😍

Beijinhos,
❤❤❤



☆☆☆☆☆☆  
Blog Mãe de Três também está no

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário