Eu dou, e não vejo problema nenhum nisso...!




Eu dou, e não vejo problema nenhum nisso...!

Não pretendo que este post seja visto como uma critica às vossas escolhas, e muito menos às que não são apologistas de dar o que quer que seja aos filhos. Eu dou Melamil aos meus filhos e não vejo mal nenhum nisso. 

Chegámos a um ponto de cansaço extremo, os finais de dia são muitas vezes caóticos e o aproximar da hora de dormir começou a ser deprimente e stressante. Fazemos um enorme esforço, em casa ou fora, para manter as rotinas, e sem elas a casa já tinham desmoronado. O Santiago vai todos os dias para a cama à mesma hora, ele embora se faça de esquecido às 21h30 (no máximo) está deitado. Os gémeos vão mais cedo, mas o desespero da Flor começa logo na muda da fralda. Ela já sabe que depois de vestir o pijama e de mudar a fralda vai dormir. Ela sabe, mas não quer. E vocês pensam "os miúdos não têm que querer", pois não! Mas a dificuldade em adormecer é tão grande, e com o tempo só tem vindo a piorar, não sei se já entrou na fase dos terrores noturnos, se é medo do escuro, medo de estar sozinha, ela faz questão de fazer de tudo, até mesmo o pino, para não adormecer. A hora de ir para a cama tornou-se um problema para ela, e para nós! Na verdade, quem a vai adormecer deixou de ter serões, deixou de ter tempo para estar no sofá, a desfrutar deste acessório que temos cá por casa, deixou de poder ver um pouco de televisão que não seja a xana toc toc ou o panda... Quem a vai adormecer chega a ficar lá 1h ou 1h30 e quando quer sair, tem que fazê-lo em pezinhos de lã... 

Ainda, não caímos na tentação de os deixar andar mais tempo ou até caírem para o lado, seria estragar todo um trabalho feito até aqui. Não nos podemos esquecer que depois de passar a "hora de dormir", vem a "hora da excitação" e fica tudo mais difícil a partir daqui. 

Já adormeceram sozinhos? Já! Já dormiram a noite toda? Já! Dormem a sesta sem ter que ficar horas no quarto? Tem dias, mas grande parte deles sim. Todos sabemos quais os efeitos da privação do sono num adulto, então imaginem muna criança! Choram por tudo e por nada, comem mal, andam sempre no chão, querem mais colo e mais mimo, enfim. Consequência de este acumular de cansaço que já era e é visível a olho nu, andamos todos aos gritos.

As crianças são todas diferentes, tem necessidades diferentes. Nem todas dormem bem, nem todas domem nas suas camas, muitos nas camas dos pais, e nós pensámos que seria apenas uma fase. Ouvíamos relatos de outros pais e amigos, e a Flor não era assim tão "má para dormir", para nós há sempre algum pior, e isso já é um consolo! 

Mas, numa consulta de rotina com a Flor e o Mateus, o pediatra fez-me apenas esta pergunta "A Flor dorme bem?". Ainda antes de lhe dar uma resposta o pediatra já tinha percebido que não... Bastava olhar para nós, olheiras que chegavam aos joelhos e quase que a dormir na cadeira. Eu respondi de imediato que não, ela não dorme nada bem {Em tom de desespero}. Foi aqui que nos foi "apresentado" o Melamil.

Para quem não conhece, o Melamil é um "suplemento alimentar natural à base de melatonina que ajuda a adormecer e a conciliar o sono." A parte do ser "natural" convenceu-nos, se é natural não lhe fará mal. Foi aconselhado pelo pediatra nem merecia pesquisas. (o ir pesquisar e ler as bulas dos medicamentos é um erro que todos cometemos.) Mas, ainda assim, questionei o avô que é medico, que me disse precisamente a mesma coisa. 

Mas atenção:. É maravilhoso para ajudar a adormecer, se a criança acorda varias vezes durante a noite, vai continuar a fazê-lo! 

A Flor toma todas as noites Melamil, por simpatia o Mateus também bebe 1 a 2 gotinhas só porque sim, porque para ele basta um biberon cheio de leite e fica contente e pronto para mais umas 10/12 horas de sono. A verdade é que ajuda bastante na hora do adormecer, ficam mais calmos e há dias que se consegue deita-la sem ficar horas no quarto com ela agarrada aos nossos cabelos. Conseguimos ter serões mais alargados, ter tempo para nós enquanto casal e não apenas como pais, mas o problema das noites em branco continuam. A miúda (para não lhe chamar um nome feio) com a noite passada já soma três noite que dorme na nossa cama. Compramos uma cama de casal é para um c-a-s-a-l, não para casal +1. Ou seja, ela dorme das 20h30 até à 1h ou 2 horas da manhã, a partir dessa hora só berra, grita e só se cala na nossa cama!

Provavelmente, alguém já se perguntou, se ela não dorme a noite toda porque lhe continuamos a dar o Melamil. Por comodismo, talvez. Porque nos sabe tão bem às 20h30 sentar no sofá, ver televisão para adultos, beber um café sem que este seja derramado no tapete, de saborear o silencio que é uma das coisas que se perde quando há crianças. Porque é nesta meia hora ou uma hora que conseguimos dar a devida atenção ao Santiago, que no meio desta confusão toda se recente bastante! 

Se existe alternativas ao Melamil, não sei. Eu aceito todas as opiniões, as que dão Melamil aos filhos, as que não dão, mas vão passar a dar e até mesmo das que não dão, não deram e nunca vão dar. Cada um faz a sua escolha, e acarreta com as consequências.

Beijinhos de uma mãe super cansada 😊 mas que ainda mexe!

Uma boa noite


☆☆☆☆☆☆   
Blog Mãe de Três também está no

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário