Vamos conversar?! # 2



Já perdi a conta às vezes que durante um dia sento a flor numa posição correta. Ela assume esta posição sempre que brinca. Se me devo preocupar? Não sei! 
Por essa razão, e porque conheço muitas crianças que o fazem, pedi à Tânia para falar um pouco sobre o assunto e para responder a algumas perguntas.

Sentar em W

Md3: O que é o sentar em W?

Tânia: O sentar em W é uma postura que muitas crianças adotam quando estão a brincar. Refere-se ao posicionamento das pernas de forma que vistas de cima parece e letra W; pernas dobradas com os joelhos apoiados no chão e os pés posicionados para trás.

Md3: Porque é que as crianças se sentam assim?

Tânia: A resposta é simples, esta posição trás mais estabilidade à criança.
O aumento da base de sustentação permite maior estabilidade e menor necessidade de ajustes posturais, facilitando o controlo e equilíbrio do tronco nos movimentos e rotações necessários durante o brincar. Desta forma, quando precisam alcançar os brinquedos que estão mais longe não necessitam de grande esforço, inclinam o tronco e têm fácil acesso a tudo.

Md3: Que consequências pode trazer?

Tânia: Nesta posição os músculos do tronco têm pouco trabalho para manter o equilíbrio e desta forma não se desenvolvem ao ritmo previsto, uma vez que a criança consegue manter-se equilibrada sem grande esforço.
Entrando num campo mais técnico, esta postura dificulta ainda as transferências laterais e a capacidade de cruzar a linha média, ou seja, usam a mão direita no lado direito do corpo e a mão esquerda apenas no lado esquerdo do corpo, podendo então provocar atrasos na aquisição de controlo do tronco, noção de consciência corporal e equilíbrio.

Do ponto de vista ortopédico, existe o risco de luxação da anca, pela sua rotação excessiva, encurtamentos e contraturas musculares também pela excessiva rotação dos joelhos e tornozelos e pode ainda afetar o desenvolvimento ósseo do fémur e da tíbia. A permanência nesta posição por muito tempo pode ainda levar a criança a andar com os pés para dentro uma vez que todo o membro inferior sofre uma rotação interna.
Alguns especialistas defendem não existir problema em que as crianças estejam nesta posição, desde que por curtos períodos de tempo e possam alternar entre outras posturas enquanto brincam.

De ressalvar que em alguns casos de disfunção neuromotora com hipotonia de base (Síndrome de Dawn, por exemplo) esta é uma postura conveniente e funcional devido à dificuldade natural em manter o equilíbrio de tronco.

Md3: O que fazer para contrariar o sentar em W?

Tânia: Na maioria dos casos, esta posição é mais um hábito do que uma necessidade de adaptação postural, por isso, basta ajudar a criança a modificar esta posição, ajeitando as suas pernas e guiado para uma postura mais adequada como pernas cruzadas, ou esticadas e direcionadas para os lados. No caso das pernas cruzadas, podemos entrar também em modo brincadeira e criar um jogo em que todos se sentam “à chinês”.

O ideal seria que, ao longo das brincadeiras, a criança fosse alternado várias posições que passem por estar sentada ou de pé, para facilitar o desenvolvimento dos vários grupos musculares.
Em casos mais complicados, em que a criança se senta nesta posição por necessidade, ou por enraizamento do hábito, aconselha-se a procura de acompanhamento médico e técnico.

Na generalidade, este hábito acaba por desaparecer com o tempo.

Espero que este post seja útil, qualquer questão é só enviar mail ou mensagem!
Obrigada Tânia 😘

Beijinhos
💓💓



Roupa | Lanidor (ainda em saldos)
Fio | Pakkika
Pompons | Lemon Hair Lovers 
Bola | Fisher price 






☆☆☆☆☆☆
Blog Mãe de Três também está no

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 comentários:

Enviar um comentário